Club de
Quedas do Iguaçu

Discurso Presidente 2016/17

Presidente Rotaract Club de Quedas do Iguaçu 2016/17

Conheci os programas de Rotary desde muito cedo, há aproximadamente 25 anos atrás quando meu pai se tornou rotariano, iniciando o convívio dentro da família rotária. Mais tarde minha mãe passou a fazer parte da Associação de Senhoras de Rotarianos, a ASR, que ainda hoje tem o prazer de compor.

Me arrependo de não ter participado do Interact e do antigo Rotaract Club de Quedas do Iguaçu, pois ambos existiam quando eu tinha idade, apesar de hoje procurar suprir isso com uma atuação forte no Rotaract Club, programa que tenho muito prazer em participar.

Anos depois de conhecer o Rotary, com a companheira Caroline à frente, tentamos refundar esse Rotaract Club, mas talvez não tínhamos as pessoas certas naquele momento, mas não desistimos da busca. Foi em novembro de 2014 que concretizamos a vontade de novamente ter um Club de Rotaract em Quedas do Iguaçu. Na companhia de outros companheiros conseguimos essa refundação com muito trabalho e esforço, que vem sendo recompensado a cada dia.

Na Conferência Distrital de Rotaract Club, tivemos o nosso projeto Avenida dos Ipês como campeão do Concurso Distrital de Projetos na categoria comunidades, sendo essa a principal categoria do concurso. Após uma gestão com um projeto desse nível, quero que a próxima seja com um club unido e muito companheirismo, para que possamos superar nossas conquistas e que nossos projetos sejam ainda melhores para a comunidade, como já diz o nosso lema rotário para o ano 2016/2017 – O Rotary a serviço da humanidade, mas sempre desenvolvendo nossas habilidades e nos tornando ainda mais líderes.

Rotaract, pra mim em especial, mais do que um club para jovens de 18 a 30 anos, presente em mais de 162 países e que visa a ajuda a comunidade e o desenvolvimento da liderança, o Rotaract me trouxe muitas novas amizades, algumas jamais imagináveis. Rotaract faz com que o jovem amplie sua visão de mundo, faz com que as fronteiras sejam expandidas, ao invés de pensarmos sempre localmente, passamos a pensar mundialmente. Fomos para a CONARC, conferência Nacional de Rotaract Club, onde pudemos trocar experiências, conhecer lugares e pessoas do Brasil inteiro. Rotaract é o servir através do companheirismo.

O novo Presidente do Rotary Internacional, John Germ, afirma “O Rotary manteve seu brilho encoberto por muito tempo”, e continua “Precisamos melhorar a divulgação da nossa causa. Este é o desafio que nos aguarda, mas não o vejo como um problema. Não acredito em problemas, acredito em soluções e oportunidades.”

Também vejo isso como uma forma de caminho ao nosso Rotaract.

“Nós temos uma nova geração chegando que tem interesse em servir. Temos que levar nossa mensagem a esses jovens rapidamente, para que conheçam nossas inúmeras opções de voluntariado.”, também fala o nosso Presidente.

Sendo o Rotaract um Club parceiro do Rotary, digo à presidente do Rotary, Rosa Surek, e ao presidente do Interact, Felipe Montemor Ribeiro, que podem contar conosco e creio que também podemos contar com vocês. Sozinhos não conseguimos constituir dignamente a família rotária quedense, mas tenho convicção que juntos podemos ir bem mais a diante.

Inclusive, companheiros interactianos, todos aqueles que estiverem na idade limite serão muito bem-vindos ao nosso Rotaract Club. Da mesma forma que nós somos uma base qualificada ao Rotary, vocês são a nossa base qualificada e será um prazer contar com todos a curto e médio prazo nos nossos quadros.

Se me arrependi antes de não ter participado do Interact Club nem do Rotaract Club antes, não vou me arrepender de não ter sido Presidente do Rotaract agora, e não tenho medo da função, mas sei que teremos muitos desafios pela frente, que não enfrentarei só. Estarei na companhia dos meus companheiros do Rotaract, na parceria com o Rotary, com o apoio da ASR e na irmandade com o Interact.

Companheiros e companheiras, em especial aos do Rotaract, nos preparemos pra servir à humanidade mais uma vez e fazermos um grande ano no nosso clube.


Leila Cristiane Klima
Presidente do Rotaract Club de Quedas do Iguaçu 2016/2017

Reuniões Sábado | 18:00
Rua Marfim, 251,Casa da A

Localizar site dos clubes